Na cidade de Nova York ou Atlanta, por exemplo, as pessoas estariam correndo perigo desde o início da epidemia zumbi. Para Alex Alemi, um estudante de pós-graduação da Universidade de Cornell que participou do estudo, o melhor é ficar longe das pessoas. Mas então, para os pesquisadores, qual seria o melhor lugar para ir em caso de um apocalipse zumbi? Isso é o que a gente conta para vocês nessa matéria.
O melhor lugar para ir em caso de um apocalipse zumbi
Alemi e seus colegas usaram modelos de doença padrão para estimar a taxa de infecção de zumbis em todo os EUA, assumindo que os humanos precisariam ser infectados por uma mordida de zumbi. Além disso, eles também seguiram o padrão de que os zumbis apenas caminham e não morrem naturalmente, mas precisam ser mortos precisamente com um golpe na cabeça.
Eles usaram um modelo realista de acordo com o que epidemiologistas calculam ser possível na disseminação de outros vírus e parâmetros fictícios, exclusivos dos zumbis. Foram feitas suposições que incluem um colapso da infraestrutura de transporte. Sendo assim, aeroportos provavelmente não estariam funcionando.
Então, qual diabos seria o melhor lugar para se esconder dos zumbis? Os especialistas disseram que as montanhas rochosas seriam a melhor escolha. Por que? Um lugar pouco povoado e de difícil acesso com certeza seria mais fácil de sobreviver.
Os centros populacionais são os piores lugares para ficar. Mas cerca de 28 dias depois esses lugares se tornariam mais seguros à medida que as áreas ao redor fossem mais perigosas.
O estudo
Os cientistas modelaram os centros populacionais dos EUA e assumiram certas interações possíveis como um elemento de aleatoriedade. Um zumbi pode morder e infectar um humano ou a pessoa pode escapar e matar o zumbi. Mas na realidade um surto provavelmente não começaria em todo o país.Os estudiosos construíram um modelo interativo que permite simular um apocalipse zumbi. Eles escolheram um ponto de partida, uma razão para a mordida de zumbi para matar e se as criaturas seriam rápidas ou lentas. O gif abaixo mostra como um apocalipse zumbi devastaria Nova York em poucas horas.
"Com o tempo, poderíamos tentar adicionar dinâmicas sociais mais complicadas à simulação, como permitir que as pessoas corressem, incluíssem vôos de avião ou tivessem consciência do surto de zumbis, etc", afirmou Alemi. Embora isso possa parecer uma ideia maluca, os pesquisadores de saúde pública gostam desse tipo de cenário pois ajuda a educar as pessoas sobre como as doenças se espalham.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário